Tamanho das letras:   A-  A+
Dúvidas Frequentes


Como contrato os serviços de tecnologia do SENAI?

Entre em contato com as unidades que realizam o serviço de seu interesse. Para saber qual unidade pode atendê-lo, selecione a linha de serviço.

Como será a forma de pagamento pela utilização dos serviços do SENAI?

São cobrados de forma individualizada e mediante negociação com a própria unidade que presta o serviço.

Eu não sou do setor industrial. Posso contratar um serviço do SENAI?
Sim. Se o serviço realmente atender à sua necessidade poderá ser fornecido da mesma forma que para clientes industriais.

Como posso esclarecer dúvidas sobre a minha demanda?
Entre em contato com a unidade de interesse via e-mail, telefone, ou agende uma visita com o setor prestador de serviços da unidade.

Quais são as modalidades dos cursos oferecidos pelo SENAI?

O SENAI oferta cursos nas seguintes modalidades:

Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores - destinada à qualificação e requalificação de trabalhadores, não estando sujeita à regulamentação curricular, sendo oferecida de forma livre em função das necessidades do mundo do trabalho e da sociedade.

Educação Profissional Técnica de Nível Médio - destinada a alunos matriculados ou egressos do ensino médio; matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Nível Médio; e aprovados parcialmente em disciplinas de Exame de Massa de Nível Médio, com o objetivo de proporcionar habilitação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização em domínios de competências de nível técnico.

Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação - destinada a proporcionar formação superior na área tecnológica a egressos do ensino médio ou equivalente e integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, objetiva garantir aos cidadãos o direito à aquisição de competências profissionais que os tornem aptos para a inserção em setores profissionais nos quais haja utilização de tecnologias.
 
O que são cursos técnicos e qual seu tempo de duração?

São cursos profissionalizantes pagos destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio; matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Nível Médio; e aprovados parcialmente em disciplinas de Exame de Massa de Nível Médio, com o objetivo de proporcionar habilitação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização em domínios de competências de nível técnico. Podem ser realizados de 14 a 24 meses, de acordo com a habilitação técnica escolhida.
 
O que são cursos de Aprendizagem Industrial?

São cursos profissionalizantes gratuitos destinados a adolescentes e adultos, visando à qualificação profissional por meio de atividades teóricas e práticas, metodicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva. Possuem como critérios de ingresso a idade mínima de 16 anos e máxima permitida de 24 (vinte e quatro), e aluno regularmente matriculado no ensino médio, na forma da legislação vigente (CLT, art. 428 e Decreto 5.598).

O SENAI oferece cursos gratuitos?

Os cursos gratuitos oferecidos pelo SENAI são os cursos de Aprendizagem Industrial.

Como faço para ingressar em um curso Técnico ou de Aprendizagem Industrial?
Para ingressar em um curso Técnico ou de Aprendizagem Industrial, o aluno deve fazer o exame do PSU – Processo Seletivo Unificado. A prova é aplicada semestralmente em todas as unidades SENAI e seleciona novos alunos para os cursos.

O que é PSU – Processo Seletivo Unificado?

O Processo Seletivo Unificado – PSU é o sistema de seleção para os candidatos aos cursos profissionalizantes de Aprendizagem Industrial e Técnico. A avaliação é composta por 15 questões da Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática, e 26 questões da Pesquisa de Caracterização do Aluno para as Unidades Operacionais do SENAI.

 Qual é o conteúdo cobrado no PSU?

O conteúdo programático da prova do Processo Seletivo está detalhado no Edital do PSU, entregue ao aluno no ato da inscrição. O programa abrange Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Matemática.

Como é feita a seleção do Processo Seletivo Unificado?

Os alunos que obtiverem as melhores classificações no PSU - Processo Seletivo Unificado são selecionados e ocupam as vagas disponíveis de acordo com cada curso.

O SENAI disponibiliza exames anteriores do Processo Seletivo Unificado?

O SENAI não disponibiliza provas anteriores. Todo o conteúdo programático cobrado nos exames encontra-se disponível no Edital do PSU.

O SENAI disponibiliza as apostilas utilizadas nos cursos?

Os materiais didáticos do SENAI são de uso exclusivo em nossos cursos, não podendo ser comercializados ou disponibilizados via e-mail.

Como faço minha inscrição em um curso do SENAI?

Para fazer sua inscrição, encaminhe-se à unidade mais próxima. As inscrições não podem ser feitas pela Internet.

Quero fazer um curso de Qualificação Profissional. Preciso fazer o PSU?

O Processo Seletivo Unificado é destinado apenas a alunos que desejam fazer os cursos Técnicos ou de Aprendizagem Industrial. Alunos interessados em cursos de Iniciação Profissional, Qualificação Profissional ou Aperfeiçoamento Profissional não precisam fazer a prova, devem apenas dirigir-se à unidade SENAI mais próxima.

Tenho mais de 24 anos. Posso fazer algum curso no SENAI?

Sim. Todos os cursos ofertados pelo SENAI não limitam a idade, A idade máxima de 24 anos na data de conclusão do curso aplica-se apenas aos cursos de Aprendizagem Industrial.

Durante um curso de Aprendizagem Industrial, posso ser contratado como aprendiz?

Durante os cursos de Aprendizagem Industrial, os alunos podem ser contratados como aprendizes. É um contrato de trabalho especial, no qual o aluno desenvolve atividades teóricas e práticas dentro da escola, podendo, também, desenvolver atividades práticas dentro da empresa/indústria. O contrato é por prazo determinado, onde o aluno passa a receber uma remuneração conforme jornada estabelecida em contrato de aprendizagem. Embora não seja uma constante, essa é uma situação comum aos alunos que optam por cursos de Aprendizagem Industrial.

Quais são as áreas de atuação dos cursos oferecidos pelo SENAI?

O SENAI oferece cursos na área industrial, de acordo com o ramo predominante das indústrias de cada região. Em Minas Gerais, as áreas de atuação são: alimentos e bebidas, automação, construção civil, couro e calçados, eletroeletrônica, energia, gemologia, gestão, gráfica e editorial, logística, madeira e mobiliário, meio ambiente, metalmecânica, mineração, química, segurança do trabalho, tecnologia da informação, telecomunicações, têxtil, vestuário e automobilística e ferroviário.

O curso que quero não é ministrado em minha cidade. Por quê?

O SENAI oferece cursos voltados para o setor industrial predominante em cada região de atuação.

Como saber quais cursos são ministrados em minha cidade?

Para conferir a agenda de cursos disponíveis na sua cidade você pode: Escolher sua cidade no menu “SENAI em sua cidade” e entrar em contato com a mesma ou falar conosco pelo NAC – Núcleo de Atendimento ao Cliente pelo telefone (31)3484-9902.

Posso fazer o Ensino Médio juntamente com um curso Técnico no SENAI?

Você pode cursar o ensino médio durante a realização do curso técnico no SENAI ou participar do Ensino Médio Articulado SESI/SENAI que alia o Ensino Médio do SESI com a Formação Técnica do SENAI. Para isso, entre em contato com a unidade SENAI/SESI mais próxima.

Fale com o SENAI  





Av. do Contorno, 4456 - Funcionários | Belo Horizonte - MG - CEP 30110-028 - Fone: 31 3263-4200
FIEMG 2011 | Todos os direitos reservados