Detalhes 

Tamanho das letras:   A-  A+
Pit Stop pela segurança da população e pelo meio ambiente
Data: 11/09/2013

Está tudo pronto para a realização de mais um programa gratuito de inspeção veicular promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Minas Gerais (Sindirepa-MG). A edição 2013 do Pit Stop será realizada nos dias 13 e 14 de setembro (sexta e sábado) em Belo Horizonte, na avenida Vilarinho, em Venda Nova. Na semana seguinte, o programa chega até Betim, fruto de uma parceria entre o Niesa – Núcleo Integrado das Empresas do Setor Automotivo – e o Sindirepa-MG, e será realizado nos dias 20 e 21, no Ginásio Poliesportivo, no centro da cidade.

A versão 2013 do evento, que cresce a cada ano, terá o apoio da Câmara Automotiva da Fiemg, que reúne diversos setores da cadeia automotiva. E alguns parceiros de peso como Bosch, Cofap, Magneti Marelli, Goodyear e Controlar, que é a empresa responsável pela inspeção veicular ambiental obrigatória na cidade de São Paulo, e traz pela primeira vez a Belo Horizonte sua tecnologia e metodologia, implantada em São Paulo há alguns anos.

A inspeção veicular regular é tão crucial para a vida da população quanto o combustível para fazer o carro andar. E a cada dia, a preocupação tanto com a segurança da população quanto com a qualidade de vida das pessoas aumenta. Segundo levantamento recente do Sindipeças, a frota circulante só cresce no país e deve alcançar a marca de 50 milhões veículos até 2015.

O assunto está na pauta do dia. Tanto que representantes do setor de reparação automotiva estiveram, no dia 28 de agosto, em visita ao Congresso exatamente para discutir com parlamentares sobre o projeto de lei que trata da inspeção técnica veicular no Brasil. Esse trabalho de conscientização sobre a obrigatoriedade da inspeção também ganhou forte adesão do setor nos últimos meses junto ao Legislativo do estado.

E tem razão de ser. Avaliações similares na cidade de São Paulo, no Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%, que 62% dos carros inspecionados apresentaram pelo menos um problema em itens de segurança (freios, suspensão e faróis). O programa é uma iniciativa do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), que, tal qual o Pit Stop, visa a conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva.

Entre os itens de maior incidência de falhas são:
• Correias auxiliares - 51,30%
• Sistema de arrefecimento - 44,40%
• Correia dentada - 43,20%
• Limpador e lavador de pára-brisa - 41,60%
• Vazamento de óleo do motor - 35,10%
• Lâmpadas de faróis principais - 31,20%
• Emissões de gases poluentes - 23,10%
• Embreagem e sistema de acionamento - 20,50%

Por isso, iniciativas como o Pit Stop são extremamente importantes para verificar não apenas o estado da frota circulante, que cresce a cada dia, como também para conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva para garantir a segurança no trânsito.

E é preciso conscientizar mesmo. Porque muito motorista por aí ainda não leva tal problema com a seriedade com que exige ser tratado. Segundo pesquisa da GIPA – órgão internacional de pesquisa –, em uma amostra de três mil motoristas, o índice de manutenção preventiva diminui quando aumenta a idade do carro. O levantamento mostrou que 80% dos motoristas levam o veículo para revisão nos primeiros dois anos de uso. A partir de três anos, esse índice cai para 59%, com cinco anos só 51% faz manutenção preventiva e acima de 10 anos apenas 45%. Com mais de 20 anos de idade, 39% disseram levar o veículo a uma oficina para revisão.

O Pit Stop promoverá a inspeção gratuita de veículos em Belo Horizonte das 9h até às 17h. E é rapidinho. Cerca de 15 minutos após início de atendimento, o motorista já terá uma ideia geral de seu carro bem como os cuidados que precisa tomar dali em diante.

    
     



Av. do Contorno, 4456 - Funcionários | Belo Horizonte - MG - CEP 30110-028 - Fone: 31 3263-4200
FIEMG 2011 | Todos os direitos reservados