Detalhes 

Tamanho das letras:   A-  A+
Sesi e Senai entregam Prêmio Destaque
Data: 18/12/2012



A animação marcou a entrega do 5º Prêmio Destaque Sesi/Senai, na manhã do dia 18 de dezembro. O evento, que foi realizado no Teatro Sesiminas,  reuniu os melhores alunos, professores e pedagogos da Educação Básica do Sesi (Ensino Fundamental e Médio), alunos e instrutores/professores pedagogos e supervisores técnicos da Educação Profissional do Senai dos cursos de Aprendizagem Industrial e Social, Técnico, gerentes e unidades. “É uma forma de reconhecer e homenagear aqueles que se esforçaram durante o ano”, enfatizou o vice-presidente da Fiemg Petrônio Machado Zica.

Para se ter uma ideia das dimensões do prêmio, que lotou o teatro, concorreram pelo Senai 13 mil alunos, sendo 309 vencedores. Pelo Sesi foram 10 mil alunos, com 37 vencedores. Na categoria professor o Sesi teve 600 concorrentes, seis premiados, e o Senai apresentou 1.663 instrutores participantes, tendo quatro premiados. Os alunos vencedores receberam notebooks, ipods e smart phones. Os professores, instrutores, pedagogos e supervisores receberam premiações em dinheiro.

Os prêmios foram entregues em clima de descontração pelos dirigentes das instituições. A alegria estava estampada no rosto da professora Stella Gontijo, da escola Alvimar Carneiro de Rezende, em Contagem. Com apenas 26 anos, três dedicados ao Sesi, ela conquistou o primeiro lugar na categoria melhor professor do Ensino Médio. “Dou aulas por vocação e paixão”, diz. Ela dedicou o prêmio a toda equipe de trabalho na escola. “Agora é continuar estudando, me aperfeiçoando para poder oferecer aulas com qualidade para meus alunos”, espera.

Quem também dedicou o prêmio à equipe foi a pedagoga Shirley Lúcia Ribeiro da Silva, que ficou com o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental do Sesi. “Somos uma equipe acolhedora e vestimos a camisa do Sesi e da educação”, completa.

A aluna de Auxiliar em Confeitaria Amanda da Silva, de Varginha, comemorou o prêmio de primeiro lugar lembrando dos pais. “Minha mãe é faxineira e meu pai trabalha como porteiro. O que eles mais querem é que eu estude e que me destaque na profissão que eu escolher”, conta. Ela diz que o gosto pela cozinha também herdou dos pais. “Os dois gostam de cozinhar”, explica.

“A gente se sente especial em ver que a instituição reconhece nosso esforço”, afirma Amanda Beatriz da Silva, de 17 anos, que cursa Confecção de Calçados, em Nova Serrana.

Henrique ventura, 17 anos, aluno de Aprendizagem Industrial, no Centro de Formação Profissional Pedro Martins Guerra, de Itabira, ficou emocionado com o prêmio de 1º lugar. “Foi uma grande surpresa ter sido premiado. Acho que o principal é gostar do que faz”, afirma.

Na categoria melhor unidade do Sesi venceu o Centro de Atenção ao Trabalhador (CAT) Oscar Magalhães Ferreira, de Barbacena-MG. A melhor unidade do Senai foi o Centro de Formação Profissional Taft Alves Ferreira, de Sete Lagoas-MG. 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi premiada como categoria especial. Foram reconhecidas as experiências pedagógicas que se destacaram no mundo do trabalho e na continuidade dos estudos. Maria Lúcia Silva, de João Monlevade-MG, era só alegria na hora de receber o prêmio de melhor pedagoga do projeto. “Tenho 60 anos de idade e 35 de pedagogia. Esta é a primeira vez que recebo este reconhecimento”, declara. O destaque foi concedido por ótimo desempenho em um projeto sobre empreendedorismo em uma comunidade carente. “Trabalhamos com um público diferenciado onde procuramos estimular a autoestima”, reforçou. Marcelino César, de 39 anos, também fez parte da caravana que veio de João Monlevade. “Não é fácil trabalhar de turnos e estudar. Mas consegui vencer o ensino fundamental, estou ingressando no Médio e pretendo cursar ainda um ensino técnico”, planeja.

Também foi entregue o prêmio nacional sobre Segurança e Saúde no Trabalho 2012. O objetivo do concurso é despertar nos estudantes o interesse pela segurança e saúde no trabalho da indústria, por meio da reflexão e do debate sobre o tema no ambiente escolar.

Confiras as Galerias de Fotos

Prêmio Destaque EJA

Prêmio Saúde e Segurança no Trabalho (SST)

Prêmio Destaque Sesi/Senai

    
     



Av. do Contorno, 4456 - Funcionários | Belo Horizonte - MG - CEP 30110-028 - Fone: 31 3263-4200
FIEMG 2011 | Todos os direitos reservados