Detalhes 

Tamanho das letras:   A-  A+
Minas Gerais brilha na Olimpíada do Conhecimento
Data: 19/11/2012

A delegação mineira que foi à 7ª Olimpíada do Conhecimento, realizada de 12 a 18 de novembro, em São Paulo, conquistou seu melhor resultado desde que o torneio foi criado, em 2001. A equipe, formada por 69 alunos do Senai e cerca de 80 profissionais de apoio, trouxe 38 medalhas (15 de ouro, 15 de prata e 8 de bronze – mais 1 ouro e 1 prata em ocupações em demonstração e 1 ouro e 1 prata para pessoas com deficiência) e 10 certificados de excelência em 50 ocupações. O gerente de Educação Profissional do Senai, Edmar Alcântara, comemorou o ótimo desempenho dos mineiros. “Esse resultado é fruto do trabalho de todos nós, da diretoria e da presidência da Fiemg, que nos deram total apoio para alcançar esse nível de excelência. Também ressalto o empenho dos funcionários diretamente envolvidos com a Olimpíada, que foram a São Paulo dar suporte aos competidores. Foi criado um aparato forte para assessorá-los, inclusive com apoio psicológico”, lembrou.

A competição foi realizada no Anhembi e reuniu 576 estudantes do Senai de todos os estados, que colocaram sua habilidade à prova durante os quatro dias do maior torneio de educação profissional do continente. Um deles foi o cadeirante Marcelo Santos Figueiredo, do Centro Automotivo do Senai Horto, em Belo Horizonte, que ganhou medalha de ouro na ocupação “mecânica de automóveis”, disputada com outros cadeirantes. Ele achava que conseguiria, no máximo, o bronze. “A prova não foi difícil. Bastou seguir os procedimentos, que tenho treinado desde maio. Quando subi ao palco, não esperava ganhar o ouro. Agora quero estudar para trabalhar como instrutor do Senai”, contou.

Sávio Vieira Silva Moura, também do Senai Horto, ficou em primeiro lugar em “eletrônica industrial” e levou o troféu de melhor aluno de Minas Gerais, pela pontuação alcançada. Apesar de treinar para a Olimpíada do Conhecimento havia três anos, também não esperava subir no lugar mais alto do pódio. “Contava com um bom resultado. A disputa foi muito acirrada, o nível estava muito alto e as provas exigiram muito da gente. Em alguns momentos senti medo, mas a atitude do professor, que me deu suporte, me tranquilizou. Terminei a prova com a sensação de dever cumprido. Agora vou trancar a faculdade e começar um curso de línguas para me preparar para o Worldskills”, contou Sávio, que é um dos 15 mineiros que vão representar o Brasil no Worldskills - a competição internacional entre alunos de ensino profissionalizante que será realizada na Alemanha em 2013.

A cerimônia de encerramento, realizada no Ginásio Poliesportivo de Barueri, na Grande São Paulo, foi apresentada pelos atores Rodrigo Faro e Taís Araújo. Um show da cantora Gaby Amarantos encerrou a festa de premiação. Nem nesse momento de descontração, a coordenadora da Olimpíada do Conhecimento DR-MG, Paula Gomes, desligou-se do seu trabalho de apoiar a equipe mineira. Em meio à comemoração de estudantes, ela consolava um rapaz que não conseguira o resultado esperado. “Esta foi a melhor Olimpíada para Minas. Esse resultado é consequência de um trabalho de equipe de cerca de 150 profissionais que deu apoio a nossa delegação. Superou nossas expectativas”, disse. Clique aqui para ver o resultado geral.

Medalhas da equipe de Minas Gerais:

Ouro

Tornearia CNC
Jacques Dias Prado (528.00 pontos)

Funilaria Automotiva
Marcos de Carvalho Torres Filho (530.00 pontos)

Eletrônica Industrial
Sávio Vieira Silva Moura (564.00 pontos)

Web Design
Jéssica Paola Teixeira (529.00 pontos)

Eletricidade Predial
Sálmon Rios Rocha (537.00 pontos)

Eletricidade Industrial
Caique Ferreira de Faria (552.00 pontos)

Sistema de Construção Dry Wall
Marcos Assis de Oliveira (527.00 pontos)

Marcenaria
Neilton da Silva Izaías (553.00 pontos)

Tecnologia da Moda
Nágella Nayanne Barbosa Araújo (544.00 pontos)

Pintura Automotiva
Carlos Guilherme da Silva Pascoal (530.00 pontos)

Jardinagem e Paisagismo
Glauber Arthur de Jesus Almeida e Átila Martins (521.00 pontos)

Calderaria
Samuel Gonçalves Martins (546.00 pontos)

Segurança do Trabalho
Francieli Conceição Aparecida de Oliveira (544.00 pontos)

Panificação
Jéssica Nascimento Batista (549.00 pontos)

Mecânica de Manutenção
Vitor Aguiar Andrade (552.00 pontos)

Tecnologia em Edificações
Filipe Henrique Ferreira, Josué Aurelino dos Santos Costa (construção em alvenaria – 530.00 pontos), Luiz Pablo Abdon Nascimento Andrade (carpintaria – 530.00 pontos), Mariane Pereira Carvalho (aplicador de revestimentos cerâmicos – 530.00 pontos), Filipe Henrique Ferreira (mestre de obras geral – 470.00 pontos) e Matheus Miller Figueiredo Ribeiro (telhador de metais - 470.00 pontos)

Mecânica de Automóveis (Cadeirantes)
Marcelo Santos Figueiredo (539.00 pontos)

Veja também:

Inclusão vencedora

Colocando a mão na massa

Largou o emprego e foi à Olimpíada

Projeto inovador do Senai-MG na Olimpíada

Patamar de qualidade nacional

Provas da WorldSkills Americas têm alto nível técnico

Governador de MG na Olimpíada do Conhecimento

Pequeno detalhe decide vencedor da Confeitaria

Residências de gesso e aço

Diretor do Senai Paulo de Tarso acompanha alunos

Presidente Dilma visita Olimpíada do Conhecimento

Provas da Olimpíada do Conhecimento começam

Lula na abertura da Olimpíada do Conhecimento

    
     



Av. do Contorno, 4456 - Funcionários | Belo Horizonte - MG - CEP 30110-028 - Fone: 31 3263-4200
FIEMG 2011 | Todos os direitos reservados