Detalhes 

Tamanho das letras:   A-  A+
Inaugurada 12ª Feira Industrial do Vale da Eletrônica
Data: 02/08/2012



Começou nesta quarta-feira (1º) a 12ª Feira Industrial do Vale da Eletrônica, Fivel 2012, que vai até o dia 3 de agosto. A cerimônia de abertura foi realizada no campus do Instituto Nacional de Telecomunicações (Intel), em Santa Rita do Sapucaí, onde os 88 estandes da feira ocupam 1.200 metros quadrados. Representando a Fiemg estavam o presidente em exercício da instituição, Edvaldo Almada, e o chefe de gabinete do Sistema Fiemg e assessor de Relações Sindicais Antonio Marum.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), Roberto de Souza Pinto, em seu pronunciamento, falou sobre os três pilares que servem de base ao Vale da eletrônica. “O primeiro é a academia, que forma, prepara e capacita pessoas. O segundo é a inovação tecnológica, que nos incentiva a exercer a pesquisa, desenvolver novos produtos e adequá-los às demandas do mercado. O terceiro é o padrão dos produtos feitos aqui. Todos que são passíveis de homologação são homologados”, disse.

Ele também comentou o crescimento da indústria na região. Lembrou que nos anos 80 havia apenas 17 fábricas. Com o apoio das incubadoras e do Sindvel, hoje há na região 142 empresas, todas associadas ao sindicato, gerando 11 mil empregos, com faturamento, em 2011, de R$ 1,7 bilhão e 13 mil produtos em linha, operando nos segmentos de aparelhos para radiodifusão, telecomunicações, informática, TI, equipamentos eletromédicos entre outros. Ele, porém, destacou a importância da sustentabilidade do negócio. “Não basta ter o melhor produto, melhor design, produto compacto ou o melhor preço. Hoje os empresários tem que dedicar parte do seu tempo e investir recursos na preservação do meio ambiente e também cuidar da área social do seu entorno”, lembrou.

Edvaldo Almada, representando o presidente da Fiemg, Olavo Machado Jr., contou que um dos encargos repassados por Machado Jr. para os dias em que ficaria à frente da instituição foi estar presente na 12ª Fivel, o que mensura a importância dada por ele ao evento. Ele disse que Minas e os mineiros têm orgulho de ter a Fivel em seu estado, vistos os benefícios que ela traz para a indústria mineira, com seus produtos de primeira linha e avanços tecnológicos. “Em nome da presidência da Fiemg, viemos aqui para reafirmar nosso apoio às atividades aqui desenvolvidas”, disse.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, representando o governador Antonio Anastasia, disse acompanhar o desenvolvimento da Fivel. Lembrou da importância da união dos três setores para o desenvolvimento econômico não só da região mas também de Minas e do país. “Estão aqui os governos federal, estadual e municipal. Também está a academia e seus estudantes. E, por fim, os empresários. Esse grupo representa mais significativamente o que chamo de trabalho conjunto. Vocês têm tudo aqui, especialmente essa coisa chamada resultado. Aqui é o berço da inovação”, disse.

Diretor-superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha lembrou que o Sebrae completa 40 anos em 2012 e contou que está sendo preparado um livro como parte das comemorações. E nessa publicação, adiantou, Santa Rita do Sapucaí terá um capítulo muito importante. “Trouxemos muito conhecimento para esta cidade, onde também aprendemos muito. Hoje, estamos trazendo para as empresas aqui instaladas uma visão mais desenvolvida da gestão do negócio”, contou.

    
     



Av. do Contorno, 4456 - Funcionários | Belo Horizonte - MG - CEP 30110-028 - Fone: 31 3263-4200
FIEMG 2011 | Todos os direitos reservados